7 de fevereiro de 2009

A mesopotâmia


Olá, fiquei muito tempo sem postar não é mesmo? Mas de fato estava organizando algumas coisas em meu cotidiano. Bom para algumas pessoas já começaram as aulas e como pra mim tbm já começou, irei de vez em quanto passar algumas sínteses de algumas matérias, como História que gosto bastante e começaremos com a Mesopotâmia!



A Mesopotâmia é uma estreita faixa de terra que fica entre os rios Tigre e Eufrates, hoje seria onde encontramos o Iraque. Localizada ao sul da Ásia Menor foi e ainda é uma terra muito cobiçada por vários povos, devido a sua fertilidade.
O modo de sobrevivência da época era semelhante a do Egito, onde dependiam dos Rios. Os rios enchiam devido o derretimento da neve de algumas montanhas e assim traziam o Humo para as planícies deixando - as férteis para o cultivo. Seus maiores produtos eram Trigo, Centeio e Cevada. O estado controlava a agricultura e as terras eram divididas, naquela época era a base da troca, mas já produziam ouro e prata (metais preciosos ).

Criavam Carneiros , gado e equinos, utilizavam principalmente a lã para confecção de roupas. Já utilizavam recibos escrituras e cartas de créditos. A mulher tinha uma certa independência.
Os principais povos que habitaram essa região fora os sumérios, os babilônios conhecidos como amoritas, com destaque para hamurabi e seu código, os assírios cuja capital era Nínive e eram super violentos, teve também os caldeus rivais dos assírios com seu rei Nabucodonossor e os jardins suspensos.

Eram politeístas, ou seja acreditavam em vários Deuses e criavam templos para eles que chamavam zigurates. Desenvolveram a adivinhação, a astrologia, matemática, arquitetura, escultura, pintura e criaram o calendário de 7 dias e a famosa escritura cuneiforme!
E é isso , eram povos inteligentíssimos e é por isso que amo a Mesopotâmia!!

Espero que ajude para algo!!

beijos

Se for comentar deixe seu blog para eu visitar!

Um comentário :

  1. Puxa, interessante... Acho que ainda não estudei isso *tentando lembrar*...

    Bjus

    ResponderExcluir

O que você achou dessa viagem?

Compartilhe