30 de abril de 2011

Viajando no universo - Parte 1

Olá viajantes, sei que ando muito ausente do blog devido algumas circunstâncias, mas estou lançando uma série que se chama Viajando no universo. Bom, sem mais delongas, Viajando no universo é uma série de post divididos em partes que retrata minha teorias, crenças, ideologias e reflexões do mundo, incluindo diversos temas e o primeiro deles é apresenta-se a seguir:

Viajando no universo - Parte 1- Da criação do universo



Você com certeza em algum momento de sua vida já se deparou perguntando para si mesmo:
Como que eu surgi? Quem fez os humanos? Só existe vida no planeta Terra? Porque? Como surgiu o Universo? Quem criou o Universo? Deus? E se Deus criou o universo, quem criou Deus?...

Foi tentando responder essas perguntas que comecei as minhas teorias do universo, Nas minhas pesquisas, descobri vários mitos de criação, dentre eles os mais famosos:

Teoria do Big Bang
Teoria da Criação Bíblica
Teoria Egípcia
Teoria Grega
Teoria Hindu
Teoria Assíria

Depois de analisar cada uma delas, conclui que cada povo criou sua própria cultura e seus deuses foram inventados para suprir a necessidade de responder a tais perguntas, logo  percebe-se o tamanho da divergência entre cada mito.

Por exemplo, no Hinduísmo, eles acreditam que o universo não foi criado em um momento exato da vida, ele simplesmente foi criado e será destruído sucetivas vezes, como em um ciclo, ciclo esse simbolizado pelo deus Xiva.

Já na criação da Bíblia (Gênesis 1:1)diz:
No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Por outro lado no mito Taoísta, o princípio de tudo era o Caos, e dele surgiu a luz que originou o céus. A terra foi formada da concentração das partículas densas do Caos. O céu e a Terra deram origem a natureza que possui 5 elementos fundamentais ( metal, madeira, terra, água, fogo ). O céu e a terra também deu origem ao que chamam de Yin e Yang, feminino e masculino, que ao se juntarem aos 5 elementos, formaram o Homem.

Já a teoria famosa do Big Bang, o universo teria se formado a partir de uma densa concentração de matéria e energia a alta temperatura que chegado a um certo momento explodiu ocorrendo o Big Bang, encadeando a formação e expansão do universo, tudo lentamente, assim, quando a matéria esfria e passado bilhões de anos, ela se agrega formando as primeiras galáxias.

E assim, existem várias e várias teorias, umas relatam o universo surgindo do nada, outras do caos, algumas de Deus ou deuses, assim  podem ser classificadas na seguinte tabela extraída do livro a Dança do Universo do queridíssimo cientista Brasileiro, Marcelo Gleiser:

Bom, olhando para a tabela, e na minha crença, eu acredito como Deus o criador universal de tudo e todos, teoría bíblica, porém você deve se perguntar, mas e como você responde as perguntas?
Então lá vai minha conclusão:

Eu acredito que o universo é infinito, e que Deus o criador criou tudo, por ser um ser Perfeito, o universo também é, entendo que a bíblia diz a respeito da criação em metáforas, o que corresponde a 7 dias, seria a 6 eras geológicas (Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica, Cenozoica e a que vivemos hoje). O sétimo dia, Deus descansou. Sendo nessas eras construído todo o processo de evolução até os dias de hoje.

Assim, como na genética, onde os filhos herdam genes dos pais, a natureza e a humanidade em si, possuem a essência de Deus,e caminhamos "evoluindo", porém nós humanos precisamos encontrar essa essência (mas isso será assunto para outra parte).

Bom mas aí você se pergunta, se Deus criou tudo, quem criou Deus? Para essa pergunta conclui que Deus é um ser infinito, ele criou tudo, ele é tudo, mas nós humanos somos seres Finitos, nossa capacidade de pensar é limitada, por isso nosso pensamento é polarizado, ou seja, achamos que tudo tem um oposto, exemplo:
Homem - Mulher
Bem - Mal
Bonito - Feio
Rico - Pobre
Por isso criamos a existência do "nada", o vazio absoluto, só para suprir a necessidade da existência de um não ser, então se falamos que antes de Deus existiu Nada, estamos assumindo a existência de nada, e isso seria um paradoxo, já que o  nada  não existe, pois não existe um vazio absoluto.

Logo, Deus não foi criado, ele sempre existiu, ele sempre foi e sempre será, ele simplesmente É! Como escrito nessa frase de Mahatma Gandhi:

Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é.




Então, Deus é infinito, como diria Camões: "Uma verdade que nas coisas andam, que mora no visível e no invisível!"
Assim, concluo que nas minhas reflexões, Deus é o Tudo e ao dar origem a vida ele está em tudo, e como está em tudo, tem o poder de modificar  e intervir em algo quando quiser, mas na maioria das vezes deixa o sistema seguir pelas próprias regras que ele mesmo fez, ação, reação... evolução!

Ps: Agora que você sabe que o nada não existe e que tudo é nada, o que você acha que Sócrates quis dizer com a frase:

"Só sei que Nada sei"?

Bom essa foi a primeira parte, espero que tenham gostado!
Um Beijo doce na célula epitelial da laringe e um abraço apertado no lóbulo da orelha!

Até a próxima!!

Créditos: Livro "A dança do Universo" - Marcelo Gleiser

15 comentários :

  1. Concordo contigo, quem criou tudo foi Deus. Deus não é algo vago, Ele existe. Nós somos espíritos, que estamos vivendo nessa existência, quando morremos vamos seguir a vida, porém esse corpo físico fica. Parabéns pela reflexão. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Visite meu blog. Se gostar, me siga.
    Felicidades, hoje e sempre. Eu já estou te seguindo. Abraços,
    João.
    www.ludugero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Deus é o principio de tudo, é o futuro de tudo , é o presente de tudo, Deus é TUDO, e não há outra explicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente acredito na teoria do Bib Bang. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jô!!!
    Super bacana esta série sobre o Universo, bem abrangente e interessante, assim cada um chega a suas próprias conclusões. Pra mim Deus está acima de tudo!!!
    Ótima semana!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Olá querida.. tem MEME Literário pra vc no meu blog, viu?!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Ciao .

    Opinione sulla creazione dell'universo della prof.ssa " Margherita Hack" , astrofisica, è nota a livello internazionale per le sue ricerche nel campo della spettroscopia stellare e della radioastronomia. Laureata in fisica, è stata professore ordinario di astronomia dell'università di Trieste ed ha diretto l'Osservatorio Astronomico di Trieste dal 1964 al 1987.

    .....credo che c’è la materia e forse l’universo è sempre esistito, nel tempo e nello spazio è infinito. Il perché è così non lo so e la scienza può dare una risposta a questo, ma io non credo assolutamente né a Dio, né all’anima, né all’aldilà: l’anima è nel nostro cervello. .....

    ....la scienza si basa sull’osservazione, la fede è una questione personale: c’è chi crede e chi non crede. La fede con la scienza ha poco a che fare.

    Aggiungo personalmente che molte risposte alle domande che ognuno di noi fa a se stesso , attualmente vengono dal mondo scientifico , le religioni hanno sempre creato confusione e illusioni .
    La realtà è sotto i nostri occhi e dio è un invenzione e una pura necessita della nostra piccola mente e frutto della educazione impartita dalla nostra cultura .
    La paura della morte induce molti di noi a credere in un altra vita dopo la morte .


    un saluto

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito... ^_^•

    Dedido um selinho a vc, meu anjo!

    http://diariodakiro.blogspot.com/2011/05/minha-querida-amiga-doce-gentil-e-linda.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.

    Acredito em Deus e respeito todos os mistérios.
    Quanto à religião, acho que cada uma foi criada, para que a ordem se mantenha, e a questão maior é a sobrevivência. Só não concordo com a tática excessiva do medo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante. Quero ler as próximas, hein?
    Estava também afastada, voltei com as idéias misturadas, mas prometo que logo, logo irei atualizar melhor o meu espaço. Aproveito, e agradeço a tua presença por lá.

    Um grande beijo, minha querida.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos que tiveram paciência de ler tudo rsrs!

    ღ Sensitivity ღ
    é verdade querida quando partirmos esse corpo fica e nossa alma vai..

    João Ludugero
    Já estou seguindo-te também! abraço!

    Coffee with cream
    é verdade amore, beijos pra ti também!

    Ray
    Aaah gostaria muito de saber qual seu pensamento sobre a teoria do Big Bang, to sempre querendo entender o pensamento alheio, se puder algum dia falar sobre isso... beijinhos!

    Bia
    Agradeço querida, e concordo contigo!

    ResponderExcluir
  12. Aline:
    Obrigada querida passarei lá, beijinhos!!

    Antonio
    Ciao querido, Gostos deses assuntos de física porque cada um pode expressar o que pensa, é bem legal o seu ponto de vista! A verdade é que até mesmo não acreditar em nada é uma cultura! Beijos querido!

    Kiro Menezes
    Obrigada querida, irei pegar rsrs agradeço pelo carinho! beijinhos!

    Amapola
    Verdade, também não concordo com essa obsessão que alguns tem pelo medo do Divino, já que somos a essência de Deus, isso é ter medo de nós mesmos!! beijo grande!

    Ana Morais

    Oi Anna querida, eu quem agradeço por está por aqui e ainda ler tudinho rsrs, eu também ando um pouco afastada, tempo corrido não é mesmo?? Estou aguardando suas atualizações! beijos!
    _______________

    Abraços e beijos a todos!!

    ResponderExcluir
  13. Perfeito!
    isso dos sete dias serem apenas uma metáfora e bem legal,ha outras coisa sobre a teoria criacionista que são muito interessantes,por exemplo Quando deus disse "que aja a porção seca" ele pode estar se referindo a pangeia e também sobre todos os Homens serem filhos e Eva, ha uma parte do DNA que é idêntica em todos os seres humanos,Sobre a mulher ter vindo da costela, a costela é a parte onde se encontra a maior quantidade de células tronco se alguém quiser fazer um clone a costela é ideal pra conseguir material genético, até rola um procedimento cirúrgico "Então deus colocou Adão sobre um sono profundo" isso seria uma anestesia geral? enfim um papo bem "viajem" mais que é interessante é
    Parabéns pelo seu blog que é bem maneiro e boa viajem ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luís, agradeço sua presença aqui,bem isso mesmo que vc falou, é tudo uma metafora, os cristaos levam ao pé da letra, mas se analisarmos tudo faz sentindo!!

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O que você achou dessa viagem?

Compartilhe