9 de fevereiro de 2011

50 anos do primeiro show dos Beatles!



Olá queridos, nessa quarta feira 09/ 02/2011 completa-se 50 anos que o famoso grupo de Liverpool completa 50 anos do seu primeiro show! E em homenagem a essa data os fãs se reuniram em Liverpool para uma comemoração, com direito a enteevista de quem estava lá no primeiro show dos Beatles. Confiram a matéria do Jornal A folha on Line

Fãs dos Beatles comemoram os 50 anos do primeiro show a banda

John, Paul, George e Ringo se apresentaram pela primeira vez no Cavern Club de Liverpool, em um show marcado para o meio-dia que seria o primeiro de quase 300 que fariam ali ao longo de dois anos.

Em agosto de 1963, quando os "Fab Four" já eram mundialmente conhecidos, o grupo fez sua última apresentação neste endereço que seria demolido na década de 1970 para construir um centro comercial.

Existe uma réplica a poucos metros do lugar original do clube, em Mathew Street, onde os fãs da banda se reunirão nesta quarta-feira para celebrar a data.

Uma série de eventos organizados pela Cavern City Tours, os donos da réplica do clube, acompanhará o aniversário da banda.

A Prefeitura de Liverpool planeja cobrir a Mathew Street em homenagem à canção "Lucy in The Sky with Diamonds".

Também vão reformar a estátua de John Lennon e a escultura que representa o grupo, obra de Arthur Dooley.

Fonte: A folha on line


Fã conta como foi estreia dos Beatles no Cavern Club, 50 anos depois

No Cavern Club, os Beatles tocaram quase 300 vezes, aprimorando o som que faria deles, poucos anos depois, a banda de rock mais famosa do mundo.

Alex McKechnie, que tinha 16 anos à época e viu o primeiro show do Fab Four no Cavern, contou ao repórter da BBC Ian Youngs sobre como foi viver aquela época.

"Eu vi os Beatles algumas vezes no norte de Liverpool. Eu estava trabalhando no centro da cidade como mensageiro em uma gráfica quando ouvi que eles estavam no Cavern em um show na hora do almoço."

"O Cavern ficava no porão de um depósito de três ou quatro andares. O público descia um lance de escadas de pedra e então havia três arcos grandes."

"No final de um destes arcos, ficava um palco pequenino. Foi lá onde os Beatles tocaram 292 vezes."

"Eu lembro que o lugar ficava muito carregado de agitação. A música ficava ainda mais excitante (do que nos shows anteriores) porque o Cavern era um lugar pequeno e apertado, então a música soava um pouco mais alta, um pouco mais agitada e um pouco mais vital. Cerca de 20 ou 30 pessoas estavam lá", conta McKechnie.

`Pacote completo'

McKechnie diz que, desde aquela época, o que tornava os Beatles uma boa banda eram o talento para as harmonias e o carisma.

"Os Beatles eram um pacote completo - eles não tinham um só grande cantor, eles tinham dois. Eles sempre fizeram harmonias, desde a primeira vez em que os vi."

"Eles provavelmente só podiam arcar com dois microfones, então quando um fazia o primeiro vocal, os outros dois ficavam se encarando no segundo microfone, e isto era bastante carismático, era legal de se olhar. Eles tinha um quê de camaradagem", diz.

Alex McKechnie tinha 16 anos quando viu estreia dos Beatles no Cavern

"Eu nunca os ouvi tocar suas próprias composições, porque eles eram uma banda exclusivamente de covers nessa época, assim como todo mundo em Liverpool."

Para ver a entrevista completa acessem:
A folha on line

2 comentários :

  1. Lindo post Joca! Eu queria ter vivido nessa época... *-* hauahuahuah
    Vamos construir uma máquina do tempo \o/ kkkkk

    ResponderExcluir
  2. vamos sim, esse já é um projeto!! viverei nos anos 50 só para poder conhecer a Era Beatles!! *--* um sonho hahah \o/

    ResponderExcluir

O que você achou dessa viagem?

Compartilhe