21 de março de 2009

Mahatma Gandhi - Aprendendo um pouco mais

Uma vez, meu professor de geografia me contou uma história que ele ouviu um dia, que em resumo é o seguinte:

Um senhor estava em uma estação de trem esperando o seu passar, só que quando o trem chegou não parou e ele tinha muito que pega-lo, então saiu correndo e pulou nele. Quando pulou viu que perdera um pé de seu chinelo, e um moço do seu lado viu e falou:
_ Senhor, o teu chinelo caiu
Logo o velho pegou o chinelo que lhe sobrará e atirou pra longe perto do que havia deixado pra traz, então o moço perguntou:
_ Senhor, porque jogaste o seu outro chinelo?
e o velho olhando atentamente respondeu:
_Filho se eu ficasse com aquele chinelo não serviria pra mim, pois só teria um pé, e eu jogando o outro perto daquele que perdi, ficará o par e que passar por ali pode estar carregando um fado muito grande descalço e quem sabe se não prescisa mais do que eu?

O velho era Mahatma Gandhi, um grande revolucionário que lutou para a independência da índia, mas o que muita gente não sabe é que ele conseguiu liderar cerca de 250 milhões de pessoas e alcançar um novo estado indiano sem utilizar a violência! Isso mesmo ele não usou nenhum tipo de arma, bomba, ou punho para ganhar a causa, foi tudo na base da fala ou "a busca da verdade" como ele mesmo dizia!

Mahatma nasceu em 2 de Outubro de 1869 na índia ocidental, depois de um tempo foi para a África do sul, onde estava sendo descriminado, e assim começou seu destino para o Lado social.
Ele mesmo relata: "eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte"

Gandhi realizou várias viagens ao longo de todo território hindu, com a função de conseguir a conscientização em massa de todas as pessoas, mostrando a necessidade da prática da desobediência civil e do uso da não violência. Durante finais dos anos 20, Gandhi escreve uma auto-biografia retratando suas experiências vividas. Ele é bastante sincero nesse livro,chegando ao ponto de se humilhar pelos erros cometidos, mostrando o esforço de os superar.

Em suas falas ele exibe através dos dedos da mão seu programa de cinco pontos:
  • igualdade;
  • nenhum uso de álcool ou droga;
  • e igualdade para as mulheres.

Esses cinco pontos, os cinco dedos representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a não-violência.
Posteriormente envolveu-se em vários conflitos, foi preso, manifestava tudo em jejum, mas enfim, conseguiu a independência de seu país e a luta contra os ingleses foi vencida sem violência!

Frases de Gandhi:

"As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos"

"O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver."

"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha."

"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo."


E é por essas e outras que admiro Mahatma Gandhi!

Compartilhe