21 de março de 2009

Mahatma Gandhi - Aprendendo um pouco mais

Uma vez, meu professor de geografia me contou uma história que ele ouviu um dia, que em resumo é o seguinte:

Um senhor estava em uma estação de trem esperando o seu passar, só que quando o trem chegou não parou e ele tinha muito que pega-lo, então saiu correndo e pulou nele. Quando pulou viu que perdera um pé de seu chinelo, e um moço do seu lado viu e falou:
_ Senhor, o teu chinelo caiu
Logo o velho pegou o chinelo que lhe sobrará e atirou pra longe perto do que havia deixado pra traz, então o moço perguntou:
_ Senhor, porque jogaste o seu outro chinelo?
e o velho olhando atentamente respondeu:
_Filho se eu ficasse com aquele chinelo não serviria pra mim, pois só teria um pé, e eu jogando o outro perto daquele que perdi, ficará o par e que passar por ali pode estar carregando um fado muito grande descalço e quem sabe se não prescisa mais do que eu?

O velho era Mahatma Gandhi, um grande revolucionário que lutou para a independência da índia, mas o que muita gente não sabe é que ele conseguiu liderar cerca de 250 milhões de pessoas e alcançar um novo estado indiano sem utilizar a violência! Isso mesmo ele não usou nenhum tipo de arma, bomba, ou punho para ganhar a causa, foi tudo na base da fala ou "a busca da verdade" como ele mesmo dizia!

Mahatma nasceu em 2 de Outubro de 1869 na índia ocidental, depois de um tempo foi para a África do sul, onde estava sendo descriminado, e assim começou seu destino para o Lado social.
Ele mesmo relata: "eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte"

Gandhi realizou várias viagens ao longo de todo território hindu, com a função de conseguir a conscientização em massa de todas as pessoas, mostrando a necessidade da prática da desobediência civil e do uso da não violência. Durante finais dos anos 20, Gandhi escreve uma auto-biografia retratando suas experiências vividas. Ele é bastante sincero nesse livro,chegando ao ponto de se humilhar pelos erros cometidos, mostrando o esforço de os superar.

Em suas falas ele exibe através dos dedos da mão seu programa de cinco pontos:
  • igualdade;
  • nenhum uso de álcool ou droga;
  • e igualdade para as mulheres.

Esses cinco pontos, os cinco dedos representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a não-violência.
Posteriormente envolveu-se em vários conflitos, foi preso, manifestava tudo em jejum, mas enfim, conseguiu a independência de seu país e a luta contra os ingleses foi vencida sem violência!

Frases de Gandhi:

"As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos"

"O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver."

"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha."

"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo."


E é por essas e outras que admiro Mahatma Gandhi!

5 comentários :

  1. adorei o texto, e obg pelo comentario no meu
    *-*; bjs, ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu também admiro este homem, grande pacificador.
    E uma frase dele em especial eu gosto muito:
    "Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".

    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Volte sempre que quiser.
    Voltarei aqui também.
    ;-)
    Viviane Villas Bôas
    www.vivivillas.blog.uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse home é sábio!!
    Tive que ler a iografia dele pra um trabalho na faculdade, acho que não teria um terço da coragem dele!!!
    Não esqueço da parte que falava de quando ele volto pra Índia!!
    foi preso e ainda continuou com seus ideais!!!
    ah... eu sou a Ly_ da comu do Nole viu?! ahuahuh
    e viu.. vc gosta de the killers tbm!?
    Sou viciada neles.... adorei seu blog!!!
    se quizer entra no meu www.pensamentosgratuitos.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Puxa muito bom!
    Não conhecia muito sobre ele, mas adorei os pensamentos deles...
    Bjuss

    ResponderExcluir

O que você achou dessa viagem?

Compartilhe